Vitamina B6 – O que é, para que serve, benefícios

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A vitamina B6 , também conhecida como piridoxina, é uma das vitaminas incluídas na família docomplexo de vitamina B. Todas as vitaminas B, incluindo a vitamina B6, desempenham um papel importante em várias funções físicas e psicológicas. Eles são mais conhecidos por ajudar a manter um metabolismo saudável, função do nervo, função do fígado , saúde da pele, saúde ocular, bem como ajudar a aumentar os níveis de energia .

O que é vitamina B6?

A vitamina B6 tem vários derivados, incluindo piridoxal, piridoxal 5-fosfato e piridoxamina. Estes são todos compostos importantes envolvidos em numerosas funções biológicas. A vitamina B6 é usada pelo organismo todos os dias, uma vez que desempenha um papel importante nas funções principais, incluindo movimento, memória, gasto de energia e fluxo sanguíneo. Portanto, uma deficiência de vitamina B6 pode aparecer em muitos sintomas diferentes, alguns apenas temporários, mas outros mais graves.

A vitamina B6 ajuda o corpo a manter um sistema nervoso saudável, a produzir hemoglobina que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos por todo o corpo, fornecer energia dos alimentos que ingerimos, equilibrar os níveis de açúcar no sangue, agir como um tratamento natural da dor , para melhorar o humor e também para criar anticorpos que nosso sistema imunológico usa para nos proteger. Sim, isso é vital.

Prevenindo uma Deficiência de Vitamina B6

A deficiência de vitamina B6 é rara nas nações ocidentais e desenvolvidas, onde a maioria das pessoas adquire calorias suficientes e não sofre de desnutrição. De fato, alguns especialistas acham que algumas pessoas realmente consomem níveis muito altos de vitamina B6 e que isso pode ser ainda mais comum na população em geral do que a deficiência de vitamina B6.

A quantidade recomendada de vitamina B6 para um adulto médio com menos de 50 anos é de 1,3 miligramas. Normalmente, essa quantidade é relativamente fácil de obter da sua dieta, presumindo que você ingira calorias suficientes em geral.

No entanto, para os benefícios da vitamina B6, a recomendação de ingestão aumenta à medida que envelhece, com especialistas recomendando que adultos com mais de 50 anos recebam até 1,7 miligramas por dia. O aumento da vitamina B6 necessário à medida que alguém envelhece torna as pessoas mais propensas a sofrerem de uma deficiência de vitamina B6.

Sintomas de deficiência de vitamina B6

Embora uma deficiência não seja muito comum, estudos associaram uma deficiência de vitamina B6 a um aumento do risco de vários distúrbios e sintomas.

A deficiência de vitamina B6 pode causar sintomas extraordinários, incluindo:

  • Alterações no humor, como irritabilidade, ansiedade e depressão
  • Confusão
  • Dores musculares
  • Baixa energia ou fadiga
  • Agravamento dos sintomas da TPM
  • Agravamento dos sintomas da anemia

Como a vitamina B6 é tão importante para a função nervosa, uma deficiência de vitamina B6 é mais comumente associada a distúrbios neuropsiquiátricos, incluindo convulsões, enxaquecas, dores crônicas e distúrbios de humor como a depressão.

Outros estudos indicaram que o baixo nível de vitamina B6 está ligado a um risco aumentado de doença cardíaca e artrite reumatóide. Outra pesquisa mostra que a deficiência de vitamina B6 é mais comum entre pessoas mais velhas, com o risco de doença de Alzheimer e outras formas de demência aumentar à medida que alguém envelhece e seu nível de vitamina B6 cai.

Como eles correm um risco maior de ter uma deficiência de vitamina B6, recomenda-se que os adultos mais velhos tenham seus níveis de vitamina B6 testados pelo médico se começarem a perder o apetite, começarem a comer menos, perder peso ou sofrer de má absorção de nutrientes. razão.

Quantidade diária recomendada de vitamina B6

Benefícios da vitamina B6 podem ser encontrados em muitos alimentos que são comumente consumidos. Isso inclui nozes e sementes, certos tipos de carne e aves, abacates , certas leguminosas e feijões, entre outros alimentos.

A vitamina B6 também inclui vitaminas do complexo B e muitos multivitamínicos também. Estes são especialmente benéficos se você tiver muito estresse, baixos níveis de energia , alterações de humor, muita atividade física,  doença cardíaca , sintomas de TPM, dor crônica ou enxaqueca regularmente – ou estiver acima dos 50 anos de idade.

A dose diária recomendada de vitamina B6 é a seguinte, dependendo da sua idade e sexo:

  • Recém-nascido – 6 meses: 0,3 miligramas
  • Crianças de 1 a 8 anos: 0,5 a 0,6 miligramas
  • Crianças de 4 a 16 anos: 0,6 a 1,0 miligramas
  • Meninos de 14 a 18 anos: 1,2 a 1,3 miligramas
  • Homens e mulheres 19–50 anos: 1,3 miligramas
  • Homens com 51 anos ou mais: 1,7 miligramas
  • Mulheres com 51 anos ou mais: 1,5 miligramas
  • Mulheres grávidas: 1,9 miligramas
  • Mulheres que amamentam: 2,0 miligramas

Todas as vitaminas do complexo B são solúveis em água, o que significa que elas serão eliminadas do corpo e dissolvidas na urina se você adquirir muito delas. Por essa razão, geralmente não há muita preocupação com a superdosagem de vitamina B6 ou com níveis tóxicos; no entanto, em casos raros, muita vitamina B6 pode causar algumas reações indesejáveis.

Consumir muita vitamina B6 é geralmente um resultado de tomar suplementos e comer ou beber alimentos processados ​​fortificados que contêm vitaminas do complexo B, incluindo produtos de grãos fortificados e bebidas energéticas . Quando alguém tem muita vitamina B6 em seu corpo, reações incluindo dormência muscular, confusão e outros sintomas temporários desagradáveis.

Como tomar suplementos de vitamina B6

Tenha em mente que porque a vitamina B6 é solúvel em água, isso significa que o corpo não é capaz de armazenar qualquer vitamina B6 restante para necessidades futuras e que você deve regularmente comer alimentos com vitaminas do complexo B ou tomar suplementos para continuar atendendo às suas necessidades diárias.

Embora tomar suplementos de vitaminas B pode ser útil para algumas pessoas, é sempre melhor obter seus nutrientes de fontes alimentares reais. O corpo sabe exatamente o que fazer com as vitaminas encontradas naturalmente nos alimentos, em oposição aos nutrientes sintéticos adicionados aos alimentos fortificados.

As vitaminas são melhor utilizadas pelo organismo como mais do que apenas um nutriente; Na verdade, eles são utilizados como complexos grupos de moléculas que interagem e dependem uns dos outros, de modo que você obtém o máximo de benefícios dos suplementos vitamínicos quando os consome da mesma forma que a natureza pretendida.

Se você estiver tomando  suplementos  que contenham vitamina B6, certifique-se de comprar um produto de alta qualidade que seja feito de fontes alimentares reais e não contenha enchimentos ou toxinas.  Suplementos de vitaminas do complexo B de alta qualidade são feitos unindo diferentes nutrientes colaborativos para que seu corpo reconheça as vitaminas e minerais e possa usá-los de uma maneira natural que lhe dê os resultados mais benéficos.

Melhores fontes de comida de vitamina B6

A vitamina B6 pode ser encontrada em altos níveis naturalmente nos seguintes 13 alimentos (percentagens baseadas em 1,3 miligramas por dia para adultos com menos de 50 anos):

  • Peito de peru – 3 onças: 0,7 miligramas (53% DV)
  •  Carne alimentada com capim – 3 onças de filé mignon: 0,5 miligramas (38% DV)
  •  Nozes de pistache – 1/4 de xícara: 0,5 miligramas (38% DV)
  • Atum – 1 lata de 3 onças: 0,4 miligramas (30% DV)
  • Feijão Pinto – 1 xícara cozida: 0,4 miligramas (30% DV)
  • Abacate – 1 cru: 0,4 miligramas (30% DV)
  • Peito de Frango – ½ uma mama: 0,3 miligramas (23% DV)
  • Melaço Blackstrap – 2 colheres de sopa: 0,26 miligramas (20% DV)
  • Sementes de Girassol – 1/4 xícara: 0,25 miligramas (19% DV)
  • Sementes de gergelim – 1/4 de xícara: 0,25 miligramas (19% DV)
  • Grão de bico / grão de bico – 1 xícara cozida: 0,2 miligramas (15% DV)
  • Grão de Amaranto – 1 xícara cozida: 0,2 miligramas (15% DV)

Benefícios da vitamina B6 para a saúde geral

1. Mantém vasos sanguíneos saudáveis

A vitamina B6 é necessária para regular os níveis de um composto chamado homocisteína no sangue. A homocisteína é um tipo de aminoácido adquirido a partir de fontes de proteína, especialmente carne. Altos níveis de homocisteína no sangue estão ligados à inflamação e ao desenvolvimento de doenças cardíacas e vasculares, que podem contribuir para um ataque cardíaco.

Sem quantidade suficiente de vitamina B6, a homocisteína se acumula no corpo e danifica os revestimentos dos vasos sanguíneos. Isso pode preparar o terreno para o acúmulo perigoso de placas, o que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame.

Estudos mostraram que quando os pacientes tomam vitamina B6 juntamente com folato, as concentrações totais de homocisteína são significativamente reduzidas. A vitamina B6 ajuda a tratar os níveis elevados de homocisteína para que o corpo possa curar os danos causados ​​aos vasos sanguíneos.

A vitamina B6 também desempenha um papel na gestão da pressão arterial e níveis de colesterol , que são outros dois fatores importantes para prevenir doenças cardíacas.

2. Suporta a Função Cerebral

Os benefícios da vitamina B6 incluem o desenvolvimento adequado do cérebro e a função cerebral. Estudos mostraram que a deficiência de vitamina B6 pode influenciar a função da memória e contribuir para o comprometimento cognitivo, a doença de Alzheimer  e a demência à medida que alguém envelhece. Outros estudos também associam uma deficiência de vitamina B6 a possivelmente contribuir para a doença de Alzheimer.

Uma maneira pela qual a vitamina B6 impacta a função cerebral é controlando os níveis de homocisteína, que não são apenas um fator de risco para doenças cardíacas, mas também para os neurônios do sistema nervoso central.

A vitamina B6 também desempenha um papel importante na produção dos hormônios serotonina e norepinefrina, dois hormônios conhecidos como “hormônios felizes” que ajudam a controlar o humor, a energia e a concentração. Os pesquisadores acreditam que certos transtornos comportamentais em crianças, incluindo o TDAH , são causados ​​por baixos níveis de serotonina e, portanto, que tomar vitamina B6 pode ter um efeito benéfico em crianças com esses distúrbios de aprendizagem e comportamento.

3. Pode melhorar seu humor

Alguns medicamentos antidepressivos de prescrição funcionam da mesma forma que a vitamina B6 … aumentando os níveis de serotonina no cérebro. A pesquisa mostrou que a vitamina B6 tem um impacto significativo na produção central de ambos os neurotransmissores de serotonina e GABA no cérebro. Esses são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir a depressão , a dor, a fadiga e a ansiedade . Por isso, a vitamina B6 tem sido associada ao aumento do humor e à prevenção de transtornos do humor.

Como a vitamina B6 está envolvida na produção de hormônios no cérebro, acredita-se ser eficaz no tratamento de transtornos de humor e certas doenças cerebrais que podem se desenvolver como resultado de deficiências na função do neurotransmissor.  Pesquisas sugerem que pacientes que tomam suplementos de vitamina B6 podem ajudar a melhorar o humor, sentir menos dor e evitar a falta de energia e concentração.

4. Ajuda a tratar a anemia

A vitamina B6 é necessária para criar hemoglobina no sangue, que é transportada pelos glóbulos vermelhos pelo corpo para ajudar a levar oxigênio às células e mobilizar o ferro . Anemia resulta quando alguém não produz glóbulos vermelhos suficientes, resultando em sintomas como fadiga, dores e mais. Estudos mostram que consumir bastante vitamina B6 pode ajudar a reduzir os sintomas da anemia e evitar que ela ocorra em alguns casos.

5. Protege a saúde dos olhos

Em muitos casos, uma dieta pobre ou deficiências nutricionais são as causas subjacentes de muitas doenças oculares. Estudos têm mostrado que tomar vitamina B6 junto com outras vitaminas, incluindo folato, pode ajudar na prevenção de distúrbios oculares e perda da visão.

Acredita-se que a vitamina B6 ajuda a retardar o aparecimento de certas doenças oculares, incluindo a degeneração macular relacionada à idade .

6. Pode ajudar a prevenir ou reduzir os sintomas da artritereumatóide

Baixos níveis de vitamina B6 têm sido associados ao aumento dos sintomas da artrite reumatoide (AR), incluindo dores mais intensas . Certos estudos iniciais estão descobrindo que pessoas com AR podem precisar de mais vitamina B6 do que pessoas saudáveis, porque experimentam dores musculares e  dor nas articulações devido à inflamação crônica. Os benefícios da vitamina B6 incluem a redução da dor e podem ser úteis na forma de suplementos para controlar dores nos músculos e articulações devido à artrite.

7. Ajuda a tratar a pressão alta

Alguns estudos anteriores sugerem que tomar suplementos de vitamina B6 pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com níveis elevados de pressão arterial. A vitamina B6 aumenta o fluxo sanguíneo, reduz o acúmulo nas artérias e ajuda a prevenir fatores comuns de doenças cardíacas.

8. Ajuda a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual

Consumir muita vitamina B6 ou tomar vitaminas do complexo B pode ajudar a prevenir ou tratar os sintomas da TPM . Estudos mostraram que a vitamina B6 ajuda a combater a dor na mama, náuseas, cãibras, fadiga, dores de cabeça e até mesmo acne que ocorre antes do ciclo menstrual de uma mulher.

Acredita-se que a vitamina B6 ajuda a TPM por causa de seus efeitos positivos sobre os neurotransmissores que são responsáveis ​​pelo controle da dor no cérebro, bem como seu papel no aumento do fluxo sanguíneo e no gerenciamento de hormônios. É recomendado para mulheres que experimentam sintomas frequentes da TPM tomar vitaminas do complexo B regularmente, especialmente 10 dias antes de menstruar.

9. Ajuda a diminuir a náusea durante a gravidez

Estudos descobriram que tomar vitamina B6 é eficaz no alívio da gravidade das náuseas e “enjoos matinais” que ocorrem durante a  gravidez . Um estudo mostrou que após os pacientes acompanharem a gravidade de suas náuseas durante 24 horas antes do tratamento com vitamina B6 e novamente depois, o grupo que tomou vitamina B6 apresentou uma diminuição significativa na náusea em comparação com o grupo placebo que não o fez.

10. Pode ajudar a tratar asma

Alguns estudos mostraram que os benefícios da vitamina B6 incluem a diminuição da ocorrência de ataques de asma. O nutriente ajudou as pessoas com asma a reduzir os sintomas de chiado que estão associados a ataques de asma , bem como a diminuir a gravidade e a frequência dos ataques que ocorrem.

11. Ajuda a regular os ciclos de sono

A vitamina B6 ajuda o corpo a produzir melatonina, que é um hormônio importante que nos ajuda a adormecer. A melatonina é responsável por nos permitir regular o nosso próprio relógio interno, por isso sabemos quando é hora de acordar e ter energia, e também quando é hora de relaxar e adormecer durante a noite.

12. Impede as pedras nos rins

Algumas evidências mostram que tomar vitamina B6 juntamente com outros minerais, incluindo magnésio, pode ser capaz de prevenir ou tratar cálculos renais. A vitamina B6 é geralmente útil para fazer isso em pacientes que estão em um risco aumentado de pedras nos rins devido a outras doenças.

Preocupações e Interações da Vitamina B6

A vitamina B6 pode interagir com outros medicamentos quando tomada em grandes quantidades. Se você está sendo tratado por qualquer uma das seguintes condições com medicamentos, é sempre uma boa idéia conversar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento, incluindo vitamina B6.

Alguns medicamentos que interagem com a vitamina B6 incluem:

  • Medicamentos utilizados no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, anemia, convulsões ou doença cardíaca
  • Quaisquer medicamentos usados ​​em quimioterapia
  • Cicloserina (Seromicina) ou Isoniazida para o tratamento da tuberculose
  • Hidralazina (Apresoline) para o tratamento da hipertensão arterial
  • Penicilamina usada no tratamento da artrite reumatóide
  • Teofilina (TheoDur) usada no tratamento da asma
  • Antibióticos, incluindo tetraciclina
  • Medicamentos antidepressivos, incluindo Pamelor, Elavil, desipramina, Norpramin e Tofranil
  • Alguns antidepressivos chamados inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) também podem reduzir os níveis sanguíneos de vitamina B6.

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