Vitamina B2 – Para que serve? Alimentos, benefícios, função

Home | Dicas SMB | Vitamina B2 – Para que serve? Alimentos, benefícios, função
Vitamina B2 – Para que serve? Alimentos, benefícios, função vitamina b2 - vitamina b2 - Vitamina B2 – Para que serve? Alimentos, benefícios, função
Print Friendly, PDF & Email vitamina b2 - printfriendly pdf email button md - Vitamina B2 – Para que serve? Alimentos, benefícios, função
vitamina b2 – Para que serve? Alimentos, benefícios, função
3.9 (78.57%) 14 votos

A vitamina b2, também chamada de Riboflavina, é uma vitamina importante que também atua como antioxidante dentro do corpo. A vitamina b2 é responsável por manter células sanguíneas saudáveis, ajudando a aumentar os níveis de energia, facilitando o metabolismo saudável, evitando danos aos radicais livres, contribuindo para o crescimento, protegendo a pele e a saúde dos olhos, e ainda mais.

vitamina b2

Como ela é uma vitamina solúvel em água, como todas as vitaminas B, a vitamina b2 deve ser obtida através de uma dieta saudável e reabastecida com freqüência, idealmente todos os dias, a fim de evitar uma deficiência de riboflavina. Todas as vitaminas B são usadas para ajudar a digerir e extrair energia dos alimentos que você come; Eles fazem isso convertendo nutrientes de carboidratos, gorduras e proteínas em energia utilizável sob a forma de “ATP”. Por esta razão, a vitamina b2 é necessária para o funcionamento de cada célula dentro de seu corpo, e uma deficiência de riboflavina ou falta de vitaminas do B em sua dieta pode criar uma série de efeitos colaterais sérios.

A vitamina b2 é usada em combinação com outras vitaminas B, que compõem o “Complexo Vitamínico B”. De fato, B2 deve estar presente em quantidades suficientemente elevadas no corpo para permitir que outras vitaminas B, incluindo B6 e ácido fólico, façam seus trabalhos adequadamente. Todas as vitaminas B são responsáveis ​​por funções importantes, incluindo contribuir para a saúde do nervo, coração e sangue, saúde da pele e dos olhos, redução da inflamação, função hormonal e são usados ​​para manter um metabolismo saudável e sistema digestivo.

vitamina b2 para que serve?

A vitamina b2 (Riboflavina) é uma das 8 da família B-Vitamin. Assim como a vitamina b1 (TIAMINA), está envolvida em processos metabólicos vitais no corpo e é necessária para a produção de energia e função e crescimento celular normal. Sabemos que a vitamina b2 ajuda a apoiar a função adrenal, ajuda a acalmar e a manter um sistema nervoso saudável e a facilitar os principais processos metabólicos, inclusive ajudando a transformar os alimentos em energia. A riboflavina também é importante para ajudar a manter a visão normal e os glóbulos vermelhos normais.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) confirma que foram estabelecidos benefícios claros para a saúde para a ingestão dietética de Riboflavina (vitamina b2), contribuindo para:

  • metabolismo normal de produção de energia;
  • metabolismo normal do ferro no corpo;
  • manutenção de pele e mucosas normais;
  • a manutenção de glóbulos vermelhos normais;
  • a manutenção da visão normal;
  • a proteção dos constituintes celulares por danos oxidativos;
  • a manutenção da função normal do sistema nervoso;
  • a redução do cansaço e da fadiga.

funcoes da Vitamina b2 vitamina b2 - funcoes da Vitamina b2 - Vitamina B2 – Para que serve? Alimentos, benefícios, função

vitamina b2 função?

A vitamina b2 ajuda a quebrar proteínas, gorduras e carboidratos. Ele desempenha um papel vital na manutenção do fornecimento de energia do corpo.

Riboflavina ajuda a converter carboidratos em adenosina trifosfato (ATP). O corpo humano produz ATP a partir de alimentos e o ATP produz energia à medida que o corpo o requer. O composto ATP é vital para armazenar energia nos músculos.

Além da vitamina A, a vitamina B é essencial para:

  • Manter as mucosas no sistema digestivo;
  • Manter um fígado saudável;
  • Conversão de triptofano em niacina, um aminoácido;
  • Mantendo os olhos, nervos, músculos e pele saudáveis;
  • Absorvente e ativação de ferro, ácido fólico e vitaminas B1, B3 e B6;
  • Produção hormonal pelas glândulas adrenais;
  • Prevenção do desenvolvimento de cataratas.

Desenvolvimento fetal, especialmente em áreas onde a deficiência de vitamina é comum

Algumas pesquisas sugerem que a vitamina b2 pode ajudar a prevenir cataratas e enxaquecas, mas estudos adicionais são necessários para confirmar isso.

Outros estudos descobriram que em crianças com autismo, os suplementos de vitaminas B2, B6 e magnésio parecem reduzir os níveis de ácidos orgânicos anormais na urina.

vitamina b2 alimentos

As fontes alimentares mais ricas de riboflavina incluem grupos de alimentos como:

  • Carne de carne e órgão;
  • Certos produtos lácteos, especialmente queijos;
  • Ovos;
  • Certos vegetais, especialmente vegetais de folhas verdes;
  • Feijões e legumes;
  • Certas nozes e sementes.

A riboflavina, juntamente com outras vitaminas B, também é encontrada na maioria dos produtos de carboidratos integrais e enriquecidos, incluindo pães, cereais, granola e pastas. Normalmente, esses alimentos são enriquecidos com vitaminas e minerais, incluindo a riboflavina de vitamina b2 depois de terem sido processados ​​e muitos dos nutrientes que ocorreram naturalmente foram removidos ou destruídos.

Como muitas pessoas comumente consomem produtos de carboidratos embalados e refinados, este é o principal motivo pelo qual a maioria dos adultos pode satisfazer suas necessidades diárias de riboflavina na maioria das situações e evitar a deficiência de riboflavina.

Quando você adquire vitamina b2 desta maneira, você está consumindo uma versão sintética da vitamina que tem sido propositalmente adicionada aos alimentos. Os produtos que sinteticamente adicionam vitaminas e minerais dirão as palavras “enriquecidas” ou “fortificadas” na embalagem. Isto é diferente de produtos não processados ​​que naturalmente contêm vitaminas do B, como carne, ovos e vegetais marinhos.

vitamina b2 carência

Uma deficiência de vitamina b2 pode acontecer devido a inúmeros fatores, como excesso de dieta, abuso de álcool, distúrbios hepáticos e diálise renal. Os idosos, os doentes crónicos e os alcoólatras são grupos que podem ser especialmente suscetíveis à deficiência de riboflavina. As mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais também podem se beneficiar da suplementação – acredita-se que a capacidade de absorver a riboflavina do corpo seja reduzida ao tomar pílulas anticoncepcionais. A deficiência de riboflavina é particularmente difundida entre os alcoólatras, porque o abuso crônico do álcool reduz a quantidade de vitamina b2 (e outros nutrientes como a vitamina b1) que é absorvida pelo organismo.

vitamina b2 em excesso

O principal risco de excesso de B2 é o dano ao fígado. No entanto, o excesso de riboflavina, ou toxicidade da riboflavina, é raro. Você teria que comer quase impossivelmente grandes quantidades de alimentos para overdose naturalmente na riboflavina. Você pode obter muita vitamina B-2 através de suplementos na forma oral ou injeção, mas isso também é raro porque seu corpo não armazena a vitamina.

vitamina b2 fontes

A vitamina b2 vem da comida., algumas dessas fontes incluem:

  • Carne, peixe e produtos lácteos fornecem vitamina b2;
  • Peixe, carne e aves, como peru, frango, carne bovina, rins e fígado;
  • Ovos;
  • Lacticínios;
  • Espargos;
  • Alcachofras;
  • Abacates;
  • Pimenta de caiena;
  • Groselhas;
  • Cereais fortificados;
  • Alga Kelp;
  • Feijão Lima, Marinha e Ervilhas;
  • Melaço;
  • Cogumelos;
  • Nozes;
  • Salsinha;
  • Abóboras;
  • Rosehips;
  • Batatas doces;
  • Vegetais crucíferos, como brócolis, couves de Bruxelas, espinafres, folhas de dente-de-leão e agrião;
  • Pães integrais, pães enriquecidos e farelo de trigo;
  • Extrato de levadura.

A vitamina b2 é solúvel em água, de modo que cozinhar alimentos pode fazer com que ela seja perdida. Cerca de duas vezes mais B2 é perdido através da fervura, como é através de vapor ou microondas.

alimentos ricos em Vitamina b2 vitamina b2 - alimentos ricos em Vitamina b2 - Vitamina B2 – Para que serve? Alimentos, benefícios, função

vitamina b2 comprar

Você consegue comprar o seu suplemento de vitamina b2 em farmácias, lojas de produtos naturais e lojas de suplementos online.

vitamina b2 beneficios

Veja alguns benefícios da vitamina b2 para o seu organismo:

  1. Comprovado para ajudar a prevenir dores de cabeça, incluindo enxaqueca

A vitamina b2 é um método comprovado para lidar com dores de cabeça de enxaqueca dolorosas. Os médicos geralmente prescrevem riboflavina em altas doses de 400 mg. como um tratamento preventivo para dores de cabeça ou como uma cura para aqueles que experimentam regularmente ataques sérios de enxaqueca.

O complemento com a riboflavina mostrou ser um remédio de dor de cabeça natural e reduzir a freqüência de enxaquecas, além disso, também pode ajudar a diminuir os sintomas e a dor durante a enxaqueca, bem como reduzir a duração.

  1. Ajuda a sua saúde ocular

Estudos demonstraram que a deficiência de riboflavina aumenta o risco de certos problemas oculares. A vitamina b2 pode ajudar a prevenir distúrbios oculares, incluindo cataratas, ceratocone e glaucoma. A pesquisa mostrou uma correlação entre as pessoas que consomem bastante riboflavina e diminuição dos riscos de distúrbios oculares que podem aparecer quando alguém envelhece.

Para tratar distúrbios oculares, as gotas de riboflavina são aplicadas na superfície corneana do paciente que sofrem de glaucoma, permitindo que a vitamina penetre através da córnea e aumenta a força da córnea quando utilizada com terapia leve.

  1. Ajuda a prevenir e tratar glóbulos de sangue anemia

A anemia é causada por vários fatores, incluindo redução da produção de glóbulos vermelhos, incapacidade de transportar oxigênio para o sangue e perda de sangue. A vitamina b2 está envolvida em todas essas funções e ajuda a prevenir e tratar casos de anemia.

A vitamina b2 é necessária para síntese de hormônio esteróide e produção de glóbulos vermelhos. Também ajuda o transporte de oxigênio para as células e ajuda a mobilizar ferro. Quando alguém experimenta uma deficiência de riboflavina sem vitamina b2 suficiente na dieta, eles podem se tornar mais em risco de desenvolver anemia e anemia falciforme.

Os baixos níveis de vitamina b2 foram correlacionados com ambas as condições que envolvem uma subutilização de oxigênio e problemas com a produção de glóbulos vermelhos. Essas condições podem resultar em fadiga, falta de ar, incapacidade de exercício e muito mais.

A pesquisa sugere que a vitamina b2 também é eficaz para ajudar a reduzir quantidades elevadas de homocisteína no sangue. Esta condição ocorre quando alguém não consegue converter a homocisteína química presente no sangue em aminoácidos para o corpo usar. Complementar com vitamina b2 (riboflavina) foi mostrado para ajudar a corrigir esta condição e equilibrar os níveis de homocisteína.

  1. Necessário para manter os níveis de energia adequados

A vitamina b2 é utilizada pelo organismo para metabolizar alimentos para energia e para manter a função cerebral, nervosa, digestiva e hormonal adequada. Sem níveis elevados de riboflavina, a deficiência de riboflavina ocorre e as moléculas encontradas nos alimentos com carboidratos, gorduras e proteínas não podem ser devidamente digeridas e usadas para “combustível” que mantém o corpo em funcionamento. Esta é uma das razões pelas quais a riboflavina é muito importante para o crescimento e reparação corporal.

A vitamina b2 é necessária para quebrar as proteínas em aminoácidos, gorduras e carboidratos na forma de glicose. Isso ajuda a converter nutrientes dos alimentos em energia corporal utilizável que ajuda a manter um metabolismo saudável.

A riboflavina também é necessária para regular a atividade da tireóide adequada e a função adrenal e uma deficiência de riboflavina pode aumentar as probabilidades de doença da tireóide. É útil para acalmar o sistema nervoso, combater o estresse crônico e regular os hormônios que controlam o apetite, energia, humor, temperatura e muito mais.

  1. Fornece propriedades antioxidantes e defende contra a prevenção do Câncer

A vitamina b2 atua como um antioxidante que controla a presença de radicais livres prejudiciais dentro do nosso corpo. A riboflavina de vitamina b2 é necessária para a produção de um antioxidante chamado glutationa, que atua como um assassino de radicais livres e também desintoxica o fígado.

Os radicais livres são a idade em que o corpo e quando são descontrolados, podem resultar no desenvolvimento de várias doenças. A vitamina b2 desempenha um papel na defesa contra a doença, mantendo um revestimento saudável dentro do trato digestivo, onde grande parte do sistema imunológico é armazenado. Um sistema digestivo saudável permite que o corpo absorva e use a maioria dos nutrientes da sua dieta que possa, de modo que uma deficiência de riboflavina pode significar que menos nutrientes sejam adequadamente utilizados para a energia corporal.

A riboflavina tem sido correlacionada em estudos preliminares com a prevenção de certos tipos de câncer, incluindo câncer colorretal, câncer de esôfago, câncer cervical e câncer de próstata. Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas para conhecer o papel exato da riboflavina na prevenção do câncer, neste momento, os pesquisadores acreditam que a vitamina B 2 trabalha para minimizar os efeitos de cancerígenos cancerígenos e estresse oxidativo causados ​​por radicais livres.

  1. Protege o cabelo e a pele saudáveis

A riboflavina de vitamina b2 desempenha um papel na manutenção dos níveis de Colágeno, que compõe a pele e os cabelos saudáveis. O colágeno é necessário para manter a estrutura juvenil da pele e para evitar linhas finas e rugas, de modo que uma deficiência de riboflavina pode fazer com que a gente pareça envelhecida mais rapidamente. Algumas pesquisas sugerem que a riboflavina pode diminuir o tempo necessário para a cicatrização de feridas, pode reduzir a inflamação da pele e os lábios rachados e pode ajudar a diminuir lentamente os sinais de envelhecimento.

vitamina b2 deficiencia

De acordo com o USDA, uma deficiência de riboflavina de vitamina b2 não é muito comum nos países desenvolvidos ocidentais, provavelmente porque muitos carboidratos refinados são fortificados com riboflavina. Além disso, outros alimentos comumente consumidos como ovos e carne podem fornecer uma boa fonte de vitamina b2 também.

O RDA para homens adultos é de 1,3 mg / dia e 1,1 mg / dia para mulheres, enquanto crianças e lactentes requerem menos. Para aqueles que sofrem de uma deficiência conhecida de riboflavina ou condições relacionadas a anemia, enxaquecas, distúrbios oculares, disfunção da tireoide e algumas outras condições, mais vitamina b2 pode ser necessária para ajudar a corrigir os problemas subjacentes.

Sinais de deficiência de vitamina b2 podem incluir:

  • Anemia;
  • Fadiga;
  • Dano nervoso;
  • Um metabolismo lento;
  • Feridas ou rachaduras na boca ou no lábio;
  • Inflamação da pele e distúrbios da pele, especialmente ao redor do nariz e face;
  • Boca inflamada e língua;
  • Dor de garganta;
  • Inchaço das membranas mucosas;
  • Mudanças no humor, como aumento da ansiedade e sinais de depressão.

Artigos assinados pelo Suplementos Mais Baratos são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Acesse: www.suplementosmaisbaratos.com.br

Nos conte sua opinião!

x'