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SUPLEMENTOS PARA IDOSOS – BENEFÍCIOS, COMO USAR, PARA QUE SERVE

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suplementos PARA IDOSOS – BENEFÍCIOS, COMO USAR, PARA QUE SERVE
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Conseguir manter a dieta balanceada na terceira idade pode não ser algo fácil. Na maioria das vezes os problemas de saúde dificultam bastante uma boa alimentação oral, onde existe a necessidade de nutrientes por causa de possíveis patologias ou da idade. Nesta hora a suplementação para os idosos ajuda a manter a vida melhor e mais saudável.

Com o passar dos anos, nosso corpo não reage da mesma forma que quando éramos mais jovens. Normalmente nesta fase, existe uma deficiência de minerais e vitaminas, ocorrendo também a perda da massa muscular, falta de apetite, dificuldades em mastigar e diversos outros problemas capazes de agravar ou prejudicar a saúde ou qualidade de vida de cada um.

Para os idosos, o melhor é conseguir manter a dieta bem balanceada, com alimentos que sejam ricos em proteínas, minerais e vitaminas, como ovo, legumes, verduras, carne, frutas, peixe e grãos, a fim de promover ao organismo todos os nutrientes para funcionar da forma correta.

Se não for possível complementar as necessidades nutricionais através de uma boa alimentação, o indicado é que usem suplementos para idosos.

Suplementos para idosos – os mais indicados

Cada pessoa possui uma necessidade diferente, algumas necessitam mais de proteínas, outras de uma dieta rica em calorias, por exemplo em casos da desnutrição. Por causa disso, é necessário que você seja avaliado por um nutricionista ou um médico antes de começar a usar a suplementação.

Existem 2 tipos de suplementação para os idosos, a enteral e oral, com funcionalidades diferentes.

Para pessoas que possuem deficiência de proteínas, o recomendado são os produtos hiperproteicos como Nutridrink. Desta forma o suplemento vai oferecer um valor alto de proteínas e componentes como ferro, vitaminas, cálcio e potássio.

Os suplementos para idosos que possuem uma alta taxa de proteínas são recomendados para pessoas debilitadas, que tem  baixa ingestão das proteínas ou mobilidade limitada como em idosos, fibrose cística, câncer, pessoas que passaram por cirurgias ortopédicas ou estejam em UTI. a suplementação contribui para prevenir e recuperar a perda do peso e também a musculatura.

Existem pacientes que possuem déficit calórico ou baixa ingestão calórica, perda de peso de maneira que seja difícil recuperar, ou apenas precisem de um reforço na dieta, para estas pessoas é recomendado o Sustain Energy, que é rico em minerais e vitaminas.

Existem também os suplementos para idosos por via oral para pessoas com problemas renais, diabetes, lesão por pressão ou função hepática comprometida por exemplo. Em vários casos os idosos têm problemas ainda mais sérios, e assim eles não se alimentam por via oral e necessitam da nutrição enteral, ocorre em pessoas com cardiopatias, hipertensão, doenças neurológicas, alzheimer e pacientes oncológicos. Para estes existem suplementos específicos.

¨ Quando a terceira idade chega, geralmente depois dos 60 anos, com o envelhecimento acelerado de forma natural, o importante e dar uma atenção especial a nutrição. Então é necessário um foco na dieta e é preciso manter uma rotina básica de exercícios, para conseguir envelhecer de maneira saudável. ¨

Suplementos para idosos

Para conseguir evitar a perda da massa muscular, aumentar a imunidade e melhorar a nutrição, o ideal é consumir os suplementos proteicos, aminoácidos e multivitamínicos.

Vejamos alguns suplementos alimentares para os idosos:

Whey Protein para a terceira idade

O whey protein se destaca em relação a quantidade de cálcio que possui, este fator é importante para a terceira idade.

É recomendado 1,2mg ao dia para pessoas acima de 50 anos. Com o whey protein é possível alcançar de 400mg a 800mg de cálcio na porção de 100gr do suplemento de whey protein.

Suplemento de cálcio para idosos

Aumentar a ingestão de cálcio ou usar o suplemento de cálcio é considerado uma boa maneira de aumentar ou manter a massa óssea.

Complexos vitamínicos para os idosos

Consumir o multivitamínico, na forma para idosos é bastante recomendado por causa da quantidade de minerais e vitaminas, podendo suprir as necessidades diárias apenas com uma porção.

As recomendações da ANVISA, descrevem o consumo da quantidade de cada micronutriente:

  • Vitamina A, usando 600mcg
  • vitamina c, usando 45mg
  • Vitamina D, usando 5mcg
  • vitamina e, usando 10mg
  • vitamina b1, TIAMINA, usando 1,2mg
  • vitamina b2, Riboflavina, usando 1,3mg
  • vitamina b3, Niacina, usando 16mg
  • Vitamina B5,, ácido pantotênico, usando 5mg
  • vitamina B6, usando 1,3mg
  • Vitamina B7, Biotina, usando 30mcg
  • vitamina b12, usando 2,4mcg
  • vitamina k, usando 65mcg
  • Ácido fólico, usando 240mcg
  • Colina, usando 550mg
  • Cálcio, usando 1000mg
  • Cobre, usando 900mcg
  • Cromo, usando 35mcg
  • Ferro, usando 14mg
  • Fósforo, usando 7000mg
  • Flúor, usando 4mg
  • Iodo, usando 130mg
  • magnésio, usando 260mg
  • Manganês, usando 2,3mg
  • Molibdênio, usando 45mcg
  • Selênio, usando 34mcg
  • Zinco, usando 7mg

Na terceira idade, o multivitamínico possui a capacidade de proporcionar uma lista de vitaminas completa, o que pode ser considerado o complemento alimentar ideal para os idosos.

Benefícios do Óleo de peixe

O uso do ômega 3, evita a degeneração da saúde ocular. Melhora o cabelo, as unhas e a pele, por que estimula a produção do Colágeno. A proteção do sistema cardiovascular diminui os níveis do colesterol no sangue.

Hipercalórico para terceira idade

Pessoas que possuem certa dificuldade de consumir a quantidade ideal de calorias por dia podem usar os hipercalóricos. Eles fornecem a quantia ideal de macronutriente e de calorias, evitando assim a sarcopenia.

Como funcionam os suplementos para idosos

Para os idosos que possuem certa tendência natural de diminuir a quantia das proteínas que o organismo precisa, com o envelhecimento, o necessário é a reposição desses nutrientes, que não são supridos na alimentação, comprometendo a qualidade de vida.

Geralmente perder a massa muscular é um processo natural, e ter um plano de exercícios com musculação ou qualquer atividade física, ajuda a fortalecendo os músculos que dão sustentação ao corpo dos idosos, por um período de vida onde os cuidados precisam ser redobrados em relação a quedas e a lesões.

Estes suplementos para idosos contribuem para uma melhor qualidade de vida ao idoso. A deficiência que a sarcopenia causa é a perda da agilidade, diminuição do equilíbrio, maior risco de fraturas e queda, resistência e força, entre outros.

É importante manter um plano de exercícios regular e manter uma dieta equilibrada.

Suplementos para idosos com alzheimer

O alzheimer é uma preocupação que atinge pessoas que possuem em média 60 anos de idade, e é muito difícil de identificar logo no início, isso prejudica o tratamento. Atualmente existam avanços em pesquisas médicas para desenvolver algum medicamento para este tratamento.

O suplemento para os idosos estão disponíveis a fim de conter o avanço do alzheimer, e a divulgação dos suplementos diminuem a progressão desta doença, desde que em fase inicial.

O Souvenaid, se mostrou eficaz nas pesquisas feitas, notou-se uma boa melhora na área cognitiva de cada paciente. Este medicamento é uma combinação de vitaminas, ácidos graxos essenciais e vários outros nutrientes, monofosfato uridina, vitamina B, ômega 3, fosfolipídios, antioxidantes, e colina, que em conjunto previnem a doença.


Entretanto, os bons resultados foram obtidos nos pacientes no qual a doença estava no estágio inicial. O ideal é manter a dieta saudável, indicada por autoridades na área, e com acompanhamento médico, não consuma os suplementos antes de passar pela consulta médica ou com o nutricionista, para conseguir evitar possíveis consequências de uso.

Referências:

 

 

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