Suplementos Alimentares

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suplementos Alimentares
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Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas com objetivo de complementar a alimentação. Essas substâncias podem conter diversas vitaminas e minerais, por isso são conhecidos como multivitamínicos ou podem apenas contar com determinadas substâncias como a creatina e spirulina, que são indicados para os praticantes de atividades físicas.

O que são os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são consumidos para contribuir a favor de um melhor desempenho atlético. Eles podem conter vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos e até ervas. Eles podem ser considerados como suplementos dietéticos e possuem concentrações variadas. Sua compra pode ser efetuada sem a apresentação de receita médica, em sua grande maioria.

Os suplementos alimentares podem conter quantidades variáveis de ingredientes, ou inclusive ingredientes não informados nos rótulos, o que leva órgãos de fiscalização a proibirem a venda de determinados fabricantes.

Alguns suplementos alimentares nos EUA podem incluir substâncias que são consideradas doping, embora isso aconteça mais nos EUA com determinados tipos suplementos como termogênicos e pré-hormonais. No Brasil isso não é permitido. Os suplementos com substâncias avançadas e questionáveis são muito utilizados por atletas e pessoas que buscam melhorar o desempenho em atividades físicas de alta intensidade. Mas a maior parte da indústria de suplementos esportivos não reconhece esses produtos como suplementos confiáveis.

Vale lembrar que, embora não sejam considerados suplementos, o consumo de medicamentos que possuam hormônios do crescimento humano e que são consumidos por atletas adolescentes sem a prescrição médica podem ocasionar prejuízos à qualidade de vida dos mesmos, assim aumentando a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais de diversas gravidades.

O ideal é que o consumo de suplementos alimentares seja indicado por um profissional da saúde e é importante que um médico faça uma avaliação das suas reais necessidades. Dessa forma você pode acompanhar os efeitos que os suplementos podem ocasionar ao seu corpo.

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Para que os suplementos alimentares servem?

Os suplementos alimentares servem para complementar uma alimentação saudável, e não como substituto. Os suplementos devem ser utilizados apenas sob indicação de um médico ou nutricionista. Existem suplementos alimentarem que contam com todos os nutrientes diários necessários, sendo esse spolivitamínicos e minerais, como o Centrum e o Oneaday. E também existem os suplementos alimentarem que contém uma quantidade muito maior de proteínas carboidratos e demais componentes necessários.

Os tipos de suplementos alimentares existentes são:

Função dos suplementos alimentares

Existem suplementos alimentares para saúde e também para boa forma. São muitos tipos diferentes que podem conter somente um ingrediente ou uma combinação de ingredientes. Falaremos a seguir de alguns tipos de suplementos muito procurados.

Queimadores de gordura ou Termogênicos

Inicialmente, eles eram produzidos com uma substância chamada efedrina. Ela age como estimulante e pode intensificar o funcionamento do metabolismo. Os termogênicos são utilizados por pessoas que desejam reduzir o percentual de gordura e aumentar a energia a ser utilizada em treinos.

Estudos perceberam que os termogênicos com efedrina podem ocasionar problemas cardíacos e até acidente vascular cerebral, e por isso ocasionaram a eliminação dos suplementos com efedrina do mercado. Acabou-se banida em quase todo mundo a venda de efedrina, já que essa substância pode ocasionar hipertensão arterial, ataque cardíaco e até convulsões.

Atualmente os termogênicos contêm cafeína, laranja amarga, chá verde, erva-mate, cromo, guaraná e outros tantos ingredientes naturais tidos como aceleradores do metabolismo. Em algumas pessoas mais sensíveis, especialmente à cafeína, esses suplementos podem ocasionar agitação, ansiedade, inclusive aumento na frequência dos batimentos cardíacos.

Creatina

A substância pode ser naturalmente produzida pelo fígado, pâncreas e rins. Algumas fontes naturais de creatina são as carnes e peixes. Esse suplemento pode ser facilmente adquirido, pois não é exigida a apresentação de receita médica.

A suplementação com creatina pode proporcionar uma melhora na força, que pode ser conquistada a curto e a longo prazo. O consumo é indicado para atletas que praticam atividade de alta intensidade como a musculação ou treinos extensos e com curtos intervalos de recuperação. A creatina não garante benefícios à resistência e para realização de exercícios cardiovasculares.

Glutamina

É o aminoácido mais comum contido em seus músculos. Eles são formados por mais de 61% de glutamina, que por sua vez é composta por quase 20% de nitrogênio, o que a torna a transportadora principal de nitrogênio para as células musculares.

Durante os treinos de alta intensidade, as taxas de glutamina caem e o seu corpo perde força e resistência. Muitas vezes, seu corpo pode exigir cerca de 5 a 7 dias para retornar aos níveis regulares de glutamina. É por isso que podemos reconhecer a importância de uma suplementação de glutamina, principalmente porque ela pode contribuir significativamente para a síntese de proteínas. Esse suplemento também pode reduzir os efeitos catabólicos, o que reduz a possibilidade de degradação dos músculos.

BCAA

Esse suplemento é constituído por aminoácidos que contribuem para efeitos anabólicos, o que contribui para a síntese de proteínas, oferecendo suporte ao metabolismo das mesmas. Esse suplemento pode oferecer apoio também nos períodos de descanso e recuperação muscular.

O bcaa pode auxiliar no crescimento muscular principalmente devido à presença de Leucina, a qual pode estimular à síntese proteica dos músculos por um período curto.

Os efeitos não se limitam aos já citados, o BCAA também pode reduzir as fadigas musculares e dores durante os exercícios, além de contribuir para o melhor transporte de oxigênio na corrente sanguínea. A suplementação com aminoácidos é recomendada junto com uma suplementação proteica.

Hiperproteicos (whey protein, albumina, etc)

Eles são os favoritos, pois são consumidos por pessoas que desejam reduzir o percentual de gordura e principalmente por aqueles que desejam CRESCIMENTO MUSCULAR. Esses suplementos objetivam fornecer proteínas extras ao seu corpo, e são muito adotados por pessoas que não possuem tempo para todas as refeições diárias, ou acreditam consumir poucos alimentos proteicos, se comparados aos valores apontados como suficientes para o ganho de massa magra.

As opções oferecidas pela indústria são diversas e você pode escolher uma que melhor se adeque aos seus objetivos. O consumo deve ser equilibrado, pois dosagens excessivas podem ocasionar consequências ao funcionamento hepático. Nesta categoria está o famoso whey protein.

Como usar os suplementos alimentares

Para utilizar os suplementos alimentares sem prejudicar à saúde é essencial tomar apenas o suplemento que for indicado pelo médico ou nutricionista, sempre respeitando o tipo e a dose recomendados pelo profissional, pois o excesso de vitaminas ou de outras substâncias pode também ser prejudicial ao fígado e aos rins, causando intoxicação e até mesmo câncer. Quando o uso do suplemento alimentar for indicado por um profissional qualificado de saúde, ele é seguro para ser usado pela pessoa que foi indicado e para garantir sua eficácia também é essencial que as recomendações médicas em relação à dose e ao tempo que deve ser ingerido seja seguida corretamente.

Suplementos alimentares para emagrecer

Os suplementos alimentares para emagrecer são os termogênicos, pois eles aumentam o metabolismo basal e contribuem para eliminação de gordura. Alguns exemplos desses suplementos são: Whey Protein, cla, Cafeína, L-Canitina, Ômega 3. Apesar de serem eficazes no processo de emagrecimento, esses suplementos não excluem a necessidade de seguir uma dieta hipocalórica e realizar atividade física, sendo somente uma forma de alcançar melhores resultados de maneira mais rápida.

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Suplementos alimentares para ganhar massa muscular

Os suplementos alimentares para o ganho de massa muscular só devem ser utilizados por quem pratica atividade física regularmente. Eles, quando são devidamente utilizados, podem ajudar a aumentar a massa muscular, pois contêm os “tijolos” que formam os músculos.

Alguns exemplos de suplementos alimentares para ganho de massa muscular são: M-Drol, extreme, Mega Mass, Whey protein, Linolen e l-carnitina.

Suplementos alimentares naturais

Os suplementos alimentares naturais são melhores que os sintéticos, pois não prejudicam o corpo, mas apesar disso, eles também só devem ser utilizados sob orientação do médico ou do nutricionista.

Alguns exemplos de suplementos alimentares naturais para emagrecer são: Pimenta caiena, Açaí e African Mango, da marca internacional Biovea.

Tipos de suplementos alimentares

Suplementos Hipercalóricos

São suplementos que possuem um valor energético alto. Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.
Suplementos Hiperproteicos/aminoácidos

São suplementos proteicos

Possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo que ajudam na formação de músculos.

Suplementos Termogênicos

Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.

Suplementos Antioxidantes

Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda na limpeza do organismo. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer. Esses antioxidantes ajudam na eliminação desses radicais livres.

Suplementos Polivitamínicos e Minerais

Para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia.

Suplementos Hormonais

São substâncias que estimulam a produção de hormônios. Muito cuidado no seu consumo porque hoje em dia nas academias são muito comercializados. Sempre é necessária uma avaliação médica para analisar necessidade de utilizá-los.

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