Segurança da melatonina: Quais são os efeitos colaterais?

Home | Suplementos | Segurança da melatonina: Quais são os efeitos colaterais?
Segurança da melatonina: Quais são os efeitos colaterais?  - seguran  a da melatonina - Segurança da melatonina: Quais são os efeitos colaterais?
Print Friendly, PDF & Email  - printfriendly pdf email button md - Segurança da melatonina: Quais são os efeitos colaterais?
Segurança da melatonina: Quais são os efeitos colaterais?
5 (100%) 1 voto

Tão popular quanto a melatonina é hoje, é difícil acreditar que esse hormônio natural produzido em sua glândula pineal só tenha sido descoberto na década de 1950. Ainda mais surpreendente, os suplementos de melatonina não foram desenvolvidos até meados dos anos 90. No entanto, em pouco mais de 20 anos, este presente livre efeito aparentemente livre dos deuses do sono tornou-se um dos suplementos mais conhecidos nas prateleiras.

O que é melatonina?

A melatonina é um químico natural produzido pelo cérebro. Sua principal função é regular o ciclo de sono natural do seu corpo. A glândula pineal usa a luz do sol natural como um gatilho para sua liberação – quando o anoitecer se instala, a glândula pineal começa a liberar a melatonina em sua corrente sanguínea, o que relaxa seu corpo e sinaliza que é hora de dormir. Quando o sol nasce, a produção de melatonina diminui e seu corpo naturalmente começa a despertar.

Suplementos de melatonina tornaram-se um favorito entre os trabalhadores por turnos, viajantes do mundo e adultos mais velhos, cada um dos quais tem desafios únicos de sono. Para o trabalhador em turnos, a melatonina suplementar pode ajudar a desencadear o sono durante o dia, quando o sol ainda está solto. Para o viajante, o jet lag pode ser combatido com melatonina suplementar e ajudar o corpo a voltar a um novo fuso horário. Para o idoso cuja produção natural de melatonina tenha diminuído com a idade, a melatonina sintética pode complementar a diminuição da produção do corpo.

A melatonina tem efeitos colaterais? É possível ter overdose?

Talvez a maior razão pela qual a melatonina se tornou tão popular seja porque é “natural” (suplementos de melatonina são produzidos sinteticamente). A melatonina tem uma reputação – não inteiramente merecida – de estar segura. E na maior parte, isso é verdade. Mas há alguns contos e advertências preventivas para estar ciente antes de adicionar melatonina ao seu próximo pedido.

Embora a ameaça de uma overdose verdadeira não seja realista, você pode tomar muita melatonina … e com muita frequência. Em 2001, pesquisadores do MIT concluíram que uma dosagem suficiente para a melatonina fica entre 0,3 mg e 1 mg. Se você conversar com seu médico, você provavelmente ouvirá uma recomendação semelhante, com 1 mg sendo uma dose padrão para começar, até que você saiba como seu corpo irá reagir.

No entanto, a melatonina suplementar está disponível em doses muito mais altas, tentando aqueles que vivem com o lema “quanto mais melhor” levar mais do que o corpo precisa. Com os suplementos de melatonina, a experiência nos ensinou – e a ciência apoiou isso – que a abordagem “menos é mais” não é apenas apropriada, mas muito mais eficaz.

O Dr. Richard Wurtman, cientista do MIT cujo laboratório desenvolveu pela primeira vez suplementos de melatonina, sempre alertou contra a “overdose” da melatonina. “Com alguns hormônios, se você tomar muito, você pode realmente colocar seu corpo em perigo”, disse o Dr. Wurtman . “Com a melatonina, você não está em perigo, mas também não é muito confortável. Não vai te matar, mas vai tornar sua vida muito miserável.

Efeitos colaterais de muita melatonina:

  • A sonolência do dia seguinte – apesar do que você pode ter ouvido, consumir muita melatonina pode resultar na sensação de lentidão na manhã seguinte.
  • melatonina para crianças – porque é um hormônio, os efeitos colaterais em crianças podem ser mais problemáticos do que em adultos, afetando potencialmente a puberdade, interrompendo a menstruação ou impedindo o desenvolvimento natural durante a adolescência.
  • A hipotermia – com a liberação natural da melatonina, provoca uma diminuição natural da temperatura corporal -, portanto, exagerar esse efeito natural pode exagerar.
  • Gravidez e amamentação – mulheres que estão grávidas ou amamentando não são aconselhadas a usar suplementos de melatonina porque não se sabe o suficiente sobre os possíveis efeitos. No entanto, sabe-se que a melatonina pode afetar a ovulação, dificultando a gravidez.
  • Doença cardíaca – pessoas que sofrem de diabetes ou pressão arterial alta devem consultar seu médico antes de tomar melatonina suplementar, pois pode aumentar o açúcar no sangue em diabéticos e elevar a pressão arterial em pessoas que tomam certos medicamentos para pressão arterial.
  • Depressão – a melatonina pode piorar os sintomas da depressão ou provocar sentimentos de depressão a curto prazo.
  • Uso de longo prazo – embora a melatonina “tem sido usada com segurança por até dois anos”, esse uso estável e de longo prazo não é incentivado. Com o tempo, o cérebro e o corpo podem ficar dessensibilizados tanto para a melatonina sintética quanto para a melatonina produzida naturalmente. Neste caso, a pílula que você toma para ajudá-lo a dormir realmente começa a trabalhar contra você.

É importante conversar com seu médico antes de começar qualquer novo suplemento dietético. Dito isso, a melatonina ainda é um dos suplementos mais seguros do mercado, se usada adequadamente. O melhor conselho é começar baixo e ir devagar. Em outras palavras, não escolha imediatamente a dose mais alta que puder encontrar. Em última análise, a pílula de 1 mg baixa pode ser exatamente o que seu corpo cansado precisa.

Nos conte sua opinião!

x'