O Ácido Linoléico Ajuda a Melhorar o Cérebro, Coração, Pele, Osso e Saúde Reprodutiva

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O Ácido Linoléico Ajuda a Melhorar o Cérebro, Coração, pele, Osso e Saúde Reprodutiva
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Talvez você tenha ouvido que consumir muitos ácidos graxos ômega-6 pode levar a problemas de saúde como inflamações e doenças cardiovasculares, mas você sabia que os ômega-6, como o ácido linoléico, são nutrientes essenciais que precisam ser consumidos pelos seres humanos? função cerebral adequada, metabolismo e desenvolvimento?

Infelizmente, nas sociedades ocidentalizadas, o consumo médio de ácidos graxos ômega-6 excede em muito as necessidades nutricionais. Então, ao invés de focar nos benefícios desses ácidos graxos poliinsaturados, geralmente ouvimos sobre suas propriedades pró-inflamatórias quando ingeridas em excesso. No entanto, comer fontes orgânicas e não transgênicas de ácido linoléico pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a saúde do cérebro e até mesmo melhorar sua saúde reprodutiva.

O ácido linoléico, responsável por aproximadamente 90% da ingestão dietética de ácidos graxos ômega-6, desempenha um papel importante em muitos processos bioquímicos. Mas é importante aprender sobre as melhores fontes de alimentos e quanto dessas gorduras você deve consumir regularmente.

O que é o ácido linoleico?

O ácido linoléico é um ácido graxo essencial poliinsaturado que é encontrado principalmente em óleos vegetais. É conhecido como o ácido graxo original da série ômega-6 e é essencial para a nutrição humana porque não pode ser sintetizado pelo corpo humano.

Em termos científicos, o ácido linoleico é um nutriente do grupo funcional carbonilo que contém duas ligações duplas no nono e no 12o carbonos. Por que o ácido linoleico é essencial? Porque os seres humanos não podem incorporar uma ligação dupla além do nono carbono do ácido graxo, então ele não pode ser sintetizado naturalmente e deve ser consumido.

Como todos os ácidos graxos, o ácido linoléico é usado pelo corpo como fonte de energia. É um substrato para a síntese de reguladores fisiológicos que são chamados eicosanóides, incluindo prostaglandinas, prostaciclinas, tromboxanos e leucotrienos. Estes são “hormônios locais” que servem como mediadores de muitos processos bioquímicos, como a regulação da pressão arterial, os níveis de lipídios no sangue, a função imunológica, a coagulação do sangue, a inflamação e a reprodução.

O ácido linoléico é também um importante componente estrutural das membranas celulares e afeta as propriedades da membrana celular, como fluidez, flexibilidade e permeabilidade.

Embora o consumo de alimentos com ômega-6 possa ser benéfico para a saúde por várias razões, consumir esses ácidos graxos em excesso pode ser problemático. É por isso que é importante consumir o equilíbrio correto de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, em uma proporção de 1: 1 a 2: 1. Quando consumido, o ácido linoléico pode ser dessaturado em outros ômega-6, como o ácido araquidônico, que é então convertido em compostos chamados eicosanóides. Estes compostos são importantes para a função metabólica normal de nossas células e tecidos, mas quando são produzidos em excesso, podem contribuir para várias doenças crônicas. É exatamente por isso que precisamos ter cuidado com a ingestão de ácidos graxos ômega-6.

Ácido Linoléico vs. CLA vs. Ácido Oleico

Ácido Linoleico : O ácido linoléico é um ácido graxo ômega-6 poliinsaturado. Serve como substrato para a síntese de hormônios locais, como as prostaglandinas, responsáveis ​​por muitos processos bioquímicos. Comer alimentos ricos em ácido linoléico, mas manter o equilíbrio adequado com os alimentos ômega-3 , pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, a função cerebral, a imunidade, a saúde da pele e a resistência óssea. Este ácido está presente em óleos vegetais como óleos de girassol e cártamo.

É fácil consumir muito ácido linoléico porque esses óleos são normalmente usados ​​para fazer alimentos processados , que são comidos com muita freqüência nas sociedades ocidentais. No entanto, quando o ácido linoléico e outros ômega-6 são consumidos em combinação com ácidos graxos ômega-3, esses alimentos têm benefícios para a saúde.

cla : cla, ou ácido linoléico conjugado , refere-se a um grupo de isômeros do ácido octadecadienóico conjugado que são derivados do ácido linoleico. Micróbios no trato gastrointestinal de ruminantes (como carne bovina e cordeiros alimentados com pasto ) convertem o ácido linoleico em cla por meio de um processo chamado biohidrogenação. O cla é estruturalmente semelhante ao ácido linoléico, com a única diferença sendo a localização de suas duas ligações duplas.

Os benefícios do cla incluem a sua capacidade de ajudar na perda de peso, melhorar a função imunológica, regular os níveis de açúcar no sangue, melhorar a saúde cardiovascular e promover o crescimento e desenvolvimento adequados.

O cla é encontrado naturalmente em alimentos, como carne alimentada com capim e laticínios. O cla encontrado em produtos comerciais é feito de ácido linoléico encontrado em óleos vegetais que estão sob condições alcalinas. A melhor maneira de consumir cla é adicionando carne orgânica e produtos lácteos à sua dieta.

Ácido oleico : O ácido oleico é um ácido graxo ômega-9 monoinsaturado que não é considerado “essencial” porque é produzido pelo corpo humano. Existem muitos benefícios de ômega-9 , portanto, o consumo de alimentos que contenham ácido oleico pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, aumentar os níveis de energia e melhorar a função cerebral.

O ácido oleico é encontrado em gorduras vegetais e animais, sendo o azeite a fonte mais comum do ômega-9. Algumas outras fontes alimentares de ácido oleico incluem avelãs, nozes de macadâmia e óleo de girassol.

Ácido Linoleico Alimentos e Óleos

O ácido linoléico é o ácido graxo poliinsaturado mais consumido na dieta humana. Nos Estados Unidos, a ingestão típica é de cerca de 6% da energia. Atualmente, o óleo de soja é responsável por aproximadamente 45% do ácido linoleico na dieta padrão americana .

Quer saber quais alimentos são ricos em ácido linoleico? Aqui está uma análise geral dos alimentos e óleos de ácido linoléico e muitas gramas estão servindo, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade do Estado de Oregon e o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos:

  1. Óleo de cártamo: 10 gramas em 1 colher de sopa
  2. Sementes de girassol : 9.7 gramas em 1 onça
  3. Pinhão : 9,4 gramas em 1 onça
  4. Óleo de soja: 8,9 gramas em 1 colher de sopa
  5. Óleo de girassol: 8,9 gramas em 1 colher de sopa
  6. Óleo de milho: 7,3 gramas em 1 colher de sopa
  7. Pecans : 6.4 gramas em 1 onça
  8. Óleo de gergelim: 5,6 gramas em 1 colher de sopa
  9. Castanha do Brasil: 5,8 gramas em 1 onça

Carne – incluindo carne, cordeiro e frango – leite, queijo e ovos também são boas fontes de ácido linoléico, mas o conteúdo depende do estilo de vida e da dieta dos animais. Os produtos que vêm de animais alimentados com capim têm um teor mais elevado de ácido linoléico.

6 Usos de Ácido Linoleico + Benefícios

  1. Pode Reduzir o Risco de Doenças Cardiovasculares
  2. Promove a função cerebral saudável
  3. Suporta a saúde da pele e dos cabelos
  4. Melhora a saúde reprodutiva
  5. Aumenta a função imunológica
  6. Protege a densidade óssea

1. Pode Reduzir o Risco de Doenças Cardiovasculares

Estudos mostram que o consumo de ácido linoleico pode ajudar a diminuir o colesterol LDL, melhorar a pressão arterial e reduzir o risco global de doença cardiovascular.

Em 2009, a American Heart Association publicou uma recomendação recomendando que pelo menos 5% a 10% da energia dos ácidos graxos ômega-6, principalmente ácido linoléico, reduz o risco de doenças cardiovasculares, concluindo que a redução dos níveis de ingestão provavelmente aumentaria o risco. Pesquisadores afirmam que isso é verdade quando há um equilíbrio adequado de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, com uma proporção de 1: 1.

Em 2014, pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota conduziram uma análise de estudos de coorte com mais de 310.000 indivíduos. Eles examinaram os estudos e descobriram que o ácido linoléico na dieta na categoria mais alta correspondia a um risco 15% menor de doença coronariana em relação à categoria mais baixa. A substituição de 5% da energia dos ácidos graxos saturados pelo ácido linoléico foi associada a uma redução de 9% nos eventos de doença coronariana e a um risco 13% menor de morte por doença coronariana.

Devo observar que existem estudos indicando que o ácido linoléico não reduz o desenvolvimento de doenças cardíacas, portanto, uma conclusão definitiva sobre os benefícios do ácido linoléico para a saúde cardiovascular não é possível neste momento. No entanto, a pesquisa feita até agora tem sido promissora.

2. Promove a função cerebral saudável

Há evidências significativas de que o ácido linoléico desempenha um papel crítico em nossas membranas celulares, o que afeta a função cerebral saudável. Pesquisadores descobriram que a concentração de ácido linoleico não-esterificado no cérebro aumenta após uma lesão cerebral, o que sugere que o ácido linoléico ou seus metabólitos podem estar envolvidos na resposta natural a lesões envolvendo o cérebro. Estudos em animais indicam que esse ácido pode estar envolvido na neurotransmissão e participa da resposta à lesão cerebral isquêmica, como o derrame.

Estudos também indicam que os transtornos do humor estão correlacionados com concentrações muito baixas de ácido linoléico. Um estudo descobriu que houve uma ligeira diminuição do ácido linoleico na área de tomada de decisão do cérebro em indivíduos suicidas depressivos ou bipolares, e concentrações muito baixas deste ácido estavam presentes nas plaquetas de indivíduos com tentativas de suicídio.

3. Suporta Saúde da Pele e do Cabelo

Uma deficiência no ácido linoléico pode levar a pele escamosa e pruriginosa, o que foi demonstrado em estudos com animais. O ácido linoléico tem um papel direto na manutenção da barreira de permeabilidade à água da pele, melhorando assim a hidratação da pele. Também ajuda a modular o fechamento de feridas na pele e reduz a inflamação da pele e a acne. Além disso, um metabolito principal do ácido linoleico possui propriedades antiproliferativas, o que significa que pode ajudar a prevenir a disseminação de células malignas nos tecidos circundantes.

A pesquisa também sugere que o uso de óleos ricos em ácido linoléico, como óleo de cártamo e óleo de argan , em seu cabelo pode ajudar a promover o crescimento do cabelo e pode servir como um tratamento natural para queda de cabelo . O ácido linoleico é um precursor do ácido araquidônico, um ácido graxo ômega-6 que promove a expressão de vários fatores responsáveis ​​pelo crescimento do cabelo.

4. Melhora a saúde reprodutiva

A saúde reprodutiva prejudicada é um sintoma da deficiência de ácido linoléico. Como o ácido linoléico contém componentes essenciais de todas as membranas celulares, ele pode influenciar os processos reprodutivos e alterar a produção de prostaglandinas. Além disso, o sistema reprodutivo requer um alto teor de ácidos graxos poliinsaturados para fornecer às membranas plasmáticas a fluidez essencial na fertilização.

Um estudo com animais publicado no Advanced Pharmaceutical Bulletindescobriu que a suplementação de ácido linoléico promoveu a atividade estrogênica e melhorou o desempenho reprodutivo de ratas com seus ovários removidos. Os pesquisadores concluíram que esses resultados indicam o potencial papel benéfico do ácido no tratamento dos sintomas da menopausa e pós- menopausa , incluindo ondas de calor, atrofia vaginal, redução da saúde cardiovascular e o desenvolvimento de osteoporose.

5. Aumenta a função imunológica

Gorduras poliinsaturadas em ambas as famílias omega-6 e omega-3 são úteis em desordens autoimunes e inflamatórias humanas. Uma pesquisa realizada na Universidade de Greenwich, na Escola de Ciências Químicas e Vida da Medway, no Reino Unido, descobriu que os ácidos graxos ômega-6 ajudam a prevenir ou reduzir a gravidade das doenças autoimunes, melhorando a função imunológica e regulando as reações imunes celulares.

No entanto, isso só é verdade quando você come um equilíbrio saudável de ômega-3 e ômega-6. Quando você ingere uma quantidade excessiva de alimentos ômega-6, como produtos feitos a partir de óleos vegetais, tem uma resposta pró-inflamatória.

6. Protege a densidade óssea

Estudos em humanos sustentam uma maior ingestão de ácidos graxos poliinsaturados, incluindo os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, para maior densidade mineral óssea e redução do risco de fraturas por fragilidade. Esses ácidos graxos influenciam o metabolismo das células ósseas, ajudam a preservar a formação do esqueleto e podem ajudar a reduzir o risco de osteoporose e fraturas.

Como encontrar + Como usar o ácido linoléico

Não é difícil encontrar alimentos que contenham ácido linoléico, uma vez que a maioria dos alimentos processados ​​e embalados é preparada com óleos vegetais que contêm gordura poliinsaturada. Mas, para se beneficiar do consumo de ácido linoléico, é melhor consumir a gordura em alimentos integrais orgânicos e não transgênicos, incluindo carne bovina, frango, ovos e óleos vegetais. Continue evitando comer muitos alimentos não saudáveis ​​que contenham ácido linoléico, incluindo carnes processadas, batatas fritas e molhos de salada comprados em lojas.

Existem suplementos disponíveis que contêm ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, que ajudam a manter o equilíbrio necessário para uma saúde ideal.

Organizações como o Escritório de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde, a Associação Americana do Coração e a Organização Mundial de Saúde recomendam o uso de óleos para substituir as gorduras sólidas por uma saúde melhor. De acordo com essas organizações, incluir o ácido linoléico em um nível de 2% de energia atenderá às suas necessidades essenciais de ácidos graxos e prevenirá os sintomas de deficiência de ácidos graxos essenciais. Os dados também sugerem que uma ingestão energética de 5% a 10% deste ácido pode ajudar a diminuir o risco de doença coronariana.

Embora não haja uma dose diária específica recomendada para o ácido linoléico, a ingestão adequada foi aproximada com base na ingestão mediana de indivíduos saudáveis ​​que vivem nos Estados Unidos. Aqui está uma análise da ingestão adequada de ácido linoléico para crianças e adultos, de acordo com pesquisa publicada na revista internacional Advances in Nutrition :

  • Homens adultos (19 a 50 anos de idade): 17 gramas por dia
  • Mulheres adultas (19 a 50 anos): 12 gramas por dia
  • Homens adultos (51-70 anos): 14 gramas por dia
  • Mulheres adultas (51-70 anos): 11 gramas por dia
  • Crianças (1 a 3 anos): 7 gramas por dia
  • Crianças (4 anos até a idade adulta): Aumenta progressivamente de 7 gramas por dia à medida que envelhecem
  • Bebês (0 a 6 meses): 4,4 gramas por dia
  • Bebês (7 a 12 meses): 4,6 gramas por dia

Precauções

O ácido linoléico é ruim para você? Como mencionei algumas vezes antes, consumir muitos ácidos graxos ômega-6 e não ômega-3 suficientes pode prejudicar o equilíbrio dos ácidos graxos, o que pode levar à inflamação e a vários problemas sérios de saúde. Por esta razão, concentre-se em comer fontes naturais deste ácido a partir de alimentos orgânicos, não OGM e integrais. Evite comer alimentos processados ​​e embalados que contenham óleos vegetais que contenham ômega-6 e mantenha seu equilíbrio de alimentos ômega-3 e ômega-6 na proporção de 1: 1 a 2: 1.

Há algumas pesquisas sugerindo que a alta ingestão de ácidos graxos poliinsaturados entre mulheres grávidas pode afetar os níveis de ácidos graxos ômega-3 em fetos em desenvolvimento. No entanto, os pesquisadores indicam que os efeitos adversos do excesso de ingestão de ácido linoléico em relação ao ômega-3 exigem mais pesquisas no momento.

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