Niacina – O que é, para que serve, como tomar

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Niacina – O que é, para que serve, como tomar
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Você pode saber niacina como ácido nicotínico ou vitamina b3. Qualquer que seja o rótulo escolhido, a niacina é um nutriente essencial para humanos – juntamente com 15 minerais, 12 outras vitaminas, nove aminoácidos e alguns ácidos graxos – que seu corpo não consegue produzir sozinho, mas é necessário para a função fisiológica normal.

O que é Niacina?

Assim, juntamente com esses outros nutrientes essenciais, você precisa obter sua dose diária de niacina a partir dos alimentos que você come ou de uma combinação de alimentos e suplementos alimentares. A niacina também é uma vitamina solúvel em água, o que significa que seu corpo não pode armazená-la, o que torna a observação do que você come ainda mais importante para manter uma ingestão saudável. Quantidades insuficientes de niacina podem causar alguns problemas de saúde, como dores de cabeça ou fadiga.

Niacina é uma parte do complexo de vitamina B, juntamente com outras vitaminas do complexo B, incluindo vitamina b1 (TIAMINA), vitamina b2 (riboflavina) e muito mais.

A vitamina b3, que geralmente é medicamente referida como niacina, vem em 3 formas: ácido nicotínico, niacinamida e Hexaniacinato de inositol. A niacina da vitamina b3 foi estudada extensivamente e mostra resultados positivos no tratamento de uma ampla gama de problemas de saúde comuns.

Para que serve Niacina?

Como todas as outras vitaminas do complexo B , a niacina desempenha um papel na conversão de alimentos (carboidratos) em energia (glicose), auxiliando várias atividades enzimáticas. A niacina é um grande componente tanto da NAD quanto da NADP, duas coenzimas relacionadas que trabalham com o metabolismo celular (a forma mais básica de energia do corpo). A niacina também desempenha um papel na síntese e no reparo do DNA, e pode atuar como um antioxidante.

A niacina é uma vitamina importante para manter um sistema cardiovascular saudável e metabolismo – especialmente equilibrando os níveis de colesterol no sangue . Além disso, a niacina ajuda na função cerebral, na formação e manutenção saudável da pele e até mesmo na prevenção ou tratamento do diabetes.

No entanto, de acordo com estudos recentes, existem certos efeitos colaterais conhecidos da niacina que podem ocorrer quando se toma medicações contendo niacina ou suplementos em altas doses. Os efeitos colaterais comuns da niacina são dores de cabeça, tontura, pressão baixa e muito mais. Continue lendo para obter uma lista completa dos possíveis efeitos colaterais, benefícios, fontes e sinais de deficiência.

Como tomar Niacina:

Crianças

  • 1 a 3 anos: 6 mg / dia
  • 4 a 8 anos: 8 mg / dia
  • 9–13 anos: 12 mg / dia

Homem e mulher

  • Homens (14 anos e mais velhos): 16 mgs / dia
  • Mulheres (14 anos ou mais): 14 mg / dia
  • Mulheres grávidas: 18 mg / dia
  • Aleitamento materno: 17 mg / dia

Por que as pessoas tomam suplementos de niacina ?

Muitas evidências compiladas de vários estudos científicos mostram que a niacina pode ser um forte promotor de níveis saudáveis ​​de colesterol. A saúde do colesterol é a principal razão pela qual as pessoas optam por adicionar um suplemento de niacina à sua rotina diária.

Estudos mostraram que a niacina pode promover níveis saudáveis ​​de colesterol HDL já dentro das faixas normais, ao mesmo tempo em que suporta níveis adequados de triglicerídeos. Esses estudos também mostram um efeito menor sobre o colesterol LDL, mas a ação combinada é suficiente para que os profissionais de saúde recomendem frequentemente suplementos de niacina, além de uma dieta saudável e um programa de exercícios para manter os níveis saudáveis ​​de colesterol já dentro dos limites normais.

Como o colesterol é um fator importante na saúde cardiovascular, não deve ser surpresa que a niacina também ajude a promover a saúde do coração. De acordo com o WebMD, há boas evidências mostrando que a niacina pode suportar artérias saudáveis. Embora os estudos tenham mostrado benefícios potenciais em outras áreas da saúde, incluindo a saúde articular, do sono e cognitiva, mais pesquisas são necessárias. Assim, colesterol e saúde do coração continuam sendo as principais razões pelas quais as pessoas tomam niacina.

Diferentes formas de niacina

A niacina está disponível em três formas:

  • Hexaniacinato de inositol, ou NHI
  • Niacinamida
  • Ácido nicotínico, também conhecido como niacina regular

O ácido nicotínico é a forma mais frequentemente associada aos benefícios para a saúde cardiovascular, já que promove níveis saudáveis ​​de colesterol HDL e LDL dentro dos níveis normais, assim como os triglicerídeos. O hexaniacinato de inositol (NHI) é o suplemento de niacina livre de flush, e os relatos variam amplamente quanto a se pode ou não ser eficaz no suporte do sistema cardiovascular e na alteração dos níveis de lipoproteínas. Ainda assim, continua sendo uma opção popular para aqueles que querem pular o flush.

Então, o que há com o rubor? Altas doses de niacina regular podem causar vários efeitos colaterais, sendo o mais comum conhecido como “niacina flush”. As pessoas experimentam esse efeito de diferentes maneiras – calor geral, coceira, vermelhidão, formigamento sob a pele ou vermelhidão ou vermelhidão. pele sem qualquer sensação associada.

Alimentos fontes de niacina

Para aqueles que preferem não adicionar outra vitamina ao seu regime diário, uma boa notícia: a mãe natureza oferece uma ampla gama de opções para obter sua ingestão diária de niacina. Melhor ainda? Você tem carne e fontes vegetarianas para escolher.

Cereais matinais fortificados, curiosamente, estão entre as fontes mais ricas de niacina que você encontrará no supermercado. Farinhas de trigo, arroz, cevada ou milho integral e massas também são ricas em niacina. Para os puristas, porém, aqui está uma lista de alimentos integrais que oferecem algumas das maiores concentrações de niacina por 100 gramas:

Carne:

  • Atum skipjack cozido: 18,8 mg
  • Peru com carne light cozinhada: 11,8 mg
  • Carne de porco moída magra cozinhada: 11,1 mg
  • Veado Cozido: 10,8 mg
  • Vitela magra cozida: 8,0 mg

Não carne:

  • Farinha de semente de gergelim: 12,5 mg
  • Gengibre moído: 9,6 mg
  • Estragão Seco: 9,0 mg
  • Cogumelos portabella grelhados: 6,2 mg
  • Sementes de girassol torradas: 4.1 mg
  • Damascos desidratados: 3,6 mg
  • Batata Assada: 3.1 mg

Benefícios para a saúde da vitamina b3 / niacina

Embora existam alguns efeitos colaterais conhecidos da niacina que poderiam ser potencialmente perigosos, também há muitos benefícios em tomar niacina e consumir alimentos ricos em niacina.

1. Melhora os níveis de colesterol

A niacina da vitamina b3 é considerada uma importante opção de tratamento para ajudar a reduzir perigosamente os níveis elevados de colesterol . A niacina demonstrou diminuir o risco de doença cardiovascular em pacientes com dislipidemia mista. A dislipidemia é uma elevação do colesterol plasmático, triglicérides ou ambos.

Em estudos, a suplementação com niacina demonstrou ser muito benéfica para aqueles que estão em um risco aumentado de ataque cardíaco, derrame ou outras formas de doença cardíaca devido a ter altos níveis de colesterol LDL (o tipo “ruim” de colesterol), baixos níveis de colesterol HDL (o tipo “bom”) e níveis elevados de triglicerídeos.

Vários estudos mostraram que a vitamina b3 niacina pode aumentar os níveis de bom colesterol HDL e reduzir os triglicerídeos tão bem quanto certos medicamentos receitados quando administrados em altas doses.

A niacina também ajuda a reduzir o mau colesterol LDL. É comumente prescrito em combinação com estatinas para o controle do colesterol , como Crestor, Lescol ou Lipitor.

Como mencionado anteriormente, os efeitos colaterais da niacina que podem afetar a saúde do coração ainda estão sendo investigados. Embora, neste momento, acredita-se que os atributos positivos da niacina superam o risco potencial de efeitos colaterais negativos da niacina.

2. Reduz o risco de doença cardiovascular

Além de ajudar a equilibrar os níveis de colesterol e triglicérides, a vitamina b3 niacina tem outros benefícios para a saúde do coração, incluindo a capacidade de reduzir a aterosclerose, que é o perigoso endurecimento das artérias que podem levar a doenças cardíacas .

Niacina desempenha um papel na redução da inflamação e produção de histamina, que é um composto químico capaz de dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação.

Para pessoas que já sofreram parada cardíaca ou doença cardíaca, incluindo um ataque cardíaco prévio , a vitamina b3 niacina pode ajudar a diminuir o risco de uma recorrência em segundo lugar. Além disso, a niacina é um tratamento aprovado pela FDA para a pelagra, uma condição rara que se desenvolve a partir da deficiência de niacina.

3. Pode ajudar a tratar o diabetes

A niacina da vitamina b3 pode ser útil no tratamento do diabetes devido ao papel que desempenha no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Acredita-se que a vitamina b3 na forma de niacinamida pode ajudar a melhorar a eficiência de certos tratamentos com medicamentos orais que são usados ​​para controlar o diabetes.

A maioria dos pacientes diabéticos é capaz de controlar melhor os níveis de glicose no sangue com a ajuda da niacina, e também pode reduzir o risco de colesterol alto e doenças cardíacas, que é comumente visto em pacientes com diabetes.

Diminuir o colesterol “ruim” Os níveis de LDL são uma das primeiras prioridades no tratamento de pacientes diabéticos, e a niacina é um método comprovado para isso.

É importante notar, no entanto, que há suspeita de niacina para possivelmente contribuir para complicações com o aumento dos níveis de açúcar no sangue, por isso, se você tem qualquer condição conhecida relacionada à glicose alta no sangue, fale com seu médico antes de suplementar com qualquer forma de niacina vitamina b3 para evitar efeitos colaterais indesejados da niacina.

4. Mantém a saúde da pele

Algumas pessoas usam niacina ou niacinamida para tratar a acne, especialmente casos graves de acne que podem ser muito inflamados e dolorosos (chamados de acne vulgar inflamatória).

A vitamina b3 na forma de niacinamida é prescrita como um tratamento natural para a pele saudável  e acne clareamento quando aplicado à pele topicamente, e outras pessoas optam por tomar niacina ou suplementos de vitaminas do complexo B para ajudar os seus sintomas.

Porque niacina ajuda a reduzir a inflamação da pele, flare ups, irritação, vermelhidão e muito mais, também é usado para tratamento de condições de pele chamadas penfigóide bolhoso e granuloma anular. Estas são duas doenças de pele causadas por inflamação que envolvem formação de bolhas na pele, que podem ser muito dolorosas e causar infecção.

5. Suporta a função cerebral adequada

Estudos mostraram que a vitamina b3 niacina pode ajudar a proteger contra a Doença de Alzheimer e outros distúrbios cerebrais relacionados à idade que resultam em declínio cognitivo.

Além disso, a vitamina b3 niacina tem sido correlacionada com uma diminuição do risco para muitos problemas relacionados com a função cerebral pobres ou perda de habilidades de pensamento relacionadas com a idade, incluindo perda de memória, enxaqueca dores de cabeça , síndrome cerebral crônica, depressão , doença de movimento, insônia , e até mesmo dependência de álcool

Niacina ou niacinamida também é usado para tratar e prevenir esquizofrenia e alucinações. Estudos também mostram correlações entre o aumento da ingestão de niacina e menores riscos para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH ).

6. Ajuda na mobilidade articular e no tratamento da artrite 

Algumas pesquisas mostram que a vitamina b3 na forma de niacinamida pode ser eficaz no aumento da mobilidade articular. Estudos correlacionam a ingestão de niacina com níveis mais baixos de dor nas articulações , maior força muscular e menos sintomas associados à fadiga muscular ou articular.

Doses altas prescritas de niacinamida foram observadas em estudos para melhorar a flexibilidade e reduzir o inchaço, permitindo que algumas pessoas que tomam niacinamida sejam capazes de reduzir os analgésicos padrão ou medicamentos para artrite.

Como tratamento para osteoartrite ou dor óssea e articular , a niacina é normalmente prescrita em altas doses por seus efeitos anti-inflamatórios. Reduzir a inflamação ajuda a diminuir a ocorrência de sintomas de artrite e a reconstruir a cartilagem articular que é crucial para a mobilidade e a força.

7. Trata pelagra, uma doença causada por baixos níveis de vitamina B 

A deficiência de vitamina b3 niacina é atribuída a causar a doença chamada pelagra, que geralmente é vista em áreas de pobreza ou naquelas com alcoolismo. Os sintomas da pelagra incluem músculos fracos, problemas digestivos e inflamação e irritação da pele.

Pessoas que pelagra geralmente têm níveis muito baixos de niacina e outras vitaminas do complexo B, que contribuem para a doença, mas outras causas incluem problemas com o metabolismo das proteínas e a incapacidade de converter certos aminoácidos. Quando os níveis de vitamina b3 não são restaurados, alguém com pelagra pode morrer dentro de alguns anos devido à deficiência.

A deficiência de ácido nicotínico resulta mais frequentemente da desnutrição, assim como do alcoolismo crônico. A niacina é administrada a pacientes em países do terceiro mundo que sofrem de pobreza e desnutrição, bem como aqueles que estão combatendo os sintomas do alcoolismo, incluindo nervosismo, irritabilidade, insônia e perda de consciência.

O tratamento comum para pelagra é prescrever altos níveis do tipo de vitamina b3 chamada nicotinamida, que tem a mesma função vitamínica que a niacina, mas é ligeiramente diferente em termos de absorção e efeitos colaterais.

8. Pode ajudar a prevenir a impotência (disfunção erétil)

A impotência , também chamada de disfunção erétil, é a incapacidade de um homem sustentar uma ereção. Isso pode interferir na capacidade de ter relações sexuais satisfatórias e pode ser parcialmente devido ao baixo fluxo sanguíneo e má circulação, além de outros fatores como estresse, fadiga e doença.

A suplementação com vitamina b3 niacina pode ajudar a diminuir a impotência, porque a niacina age como um vasodilatador que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para a região genital. Como um remédio natural, recomendo suplementar com niacina de vitamina b3 (250 mg) 3 vezes por dia.

9. Pode ajudar a prevenir defeitos congênitos

Demonstrou-se que a vitamina b3 ajuda a prevenir defeitos de nicotinamida adenina dinucleótido (NAD). As moléculas de NAD são cruciais para o armazenamento de energia e síntese de DNA nas células, portanto, o aumento dos níveis de B3 em mulheres grávidas pode reduzir as taxas de defeitos congênitos em geral.

Um artigo publicado em 2017 destacou que o rompimento da criação da molécula de NAD causou malformações em humanos e camundongos. Além disso, a suplementação de vitamina b3 durante a gravidez preveniu malformações em camundongos.

Apesar dos resultados do estudo, mais estudos em humanos são necessários antes que a vitamina b3 / niacina seja prescrita pelos médicos. “Os pesquisadores precisam aprender mais sobre como a gravidez influencia os níveis de NAD em geral e o nível saudável.”

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